Projects

eTwinning project involving 9ºA and teacher Isabel T.
We are glad to share the final outcome of our eTw project: a video compiling the work developed all through this school year, collaboratively with schools from Portugal, Spain, Greece and Slovenia.

Participação em projeto internacional com alunos
A docente Ana Cláudia Soares aderiu a uma iniciativa da Universidade de Illinois que aproximou professores dos dois lados do Atlântico. Assim, no âmbito do TED "Fellows", a referida docente envolveu a turma 8ºE com o projeto "Teaching with Films".
26th April 2023
Under the Project "Internationalisation of Teaching &Training in AEAnadia - Job Shadowing for teachers - classes 10A and 10C with their teachers Alexandra Alvim and Manuela Santos, shared a dynamic lesson with a guest teacher from Spain, Adrián Vigil.
Playing an envelope game with six different tasks, they presented their group assignments on several issues related to the topic: "Languages: a door to the world!"
They addressed some engaging and thought-provoking questions to our guest teacher and took great interest in his eye-opening answers, as someone with a large experience in travelling the world, learning English as a foreign language and stressing the motto : "learning languages is a key that helps us open many doors"
A very enriching outdoor lesson, indeed!
Also...follow the link below for further details on this project:
What a project!
Engaged on the eTwinning Project "Photography: a SAVE button for the mind's eye", class 9A along with their English teacher - Isabel Trindade, used Book Creator to edit this inspiring digital book which aims to highlight some of the awesome spots and assets in our region - Anadia and surrounding places of interest.
Take a look, it is so worth reading!
Erasmus+/ Projeto KA122 SCH, "Better Teachers, Better Education"
Formação docente em Palermo, Sicília, Itália, 2023
A formação Erasmus+ para capacitação docente no Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA) arrancou em janeiro 2023, tendo neste momento sido concluídos dois cursos distintos, ambos realizados em Palermo, na Sicília, Itália.
O primeiro grupo, constituído pelos docentes Jorge Orlindo Ribeiro, Maria Antónia Galante e Ana Margarida Barata, frequentou o curso "Soft Skills e Inteligência Emocional para professores e técnicos da educação", de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Através de diversas dinâmicas didáticas, aprofundaram o seu conhecimento sobre estilos de comunicação, competências interpessoais, bem como os diferentes tipos de liderança tal como identificados por Daniel Goleman. Em trabalhos de grupo, desenvolveram práticas sobre o conceito de empatia e a sua importância, o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz. Ouviram e aprenderam o método de melhoria da eficiência criado por Edward de Bono, conhecida por técnica dos "6 chapéus", tendo em conta a gestão de conflitos.
De 19 a 25 de fevereiro, foi a vez de a docente Ana Cláudia Mano Soares frequentar o curso "Intercultural Learning and Cultural Diversity in Education". Consciente de que leciona num agrupamento onde a realidade de cerca de 30 nacionalidades diferentes é um desafio diário para a sua prática letiva, a docente inscreveu-se nesta formação, que lhe permitiu explorar diferentes formas de desconstrução de estereótipos e preconceitos e ainda explorar os conceitos de cultura e identidade e a forma como ambos estão implicados no sucesso educativo. O curso contemplava ainda a visita a instituições exemplares de integração intercultural na cidade de Palermo, como a MoltiVolti, cujo lema é "La nostra terra è dove poggiano i nostri piede" (Numa tradução livre, "A nossa terra é onde colocamos os pés"), uma instituição que acolhe falantes de cerca de 25 línguas diferentes.

Em ambas as situações, foi igualmente enriquecedora para estes dois grupos de docentes a partilha de boas práticas e de experiências europeias com outros professores e diretores que frequentavam estes cursos, permitindo o estabelecer de contactos para atividades/ projetos futuros.
Resta acrescentar que também houve tempo para visitar uma cidade fascinante, que possui o segundo maior centro histórico da Europa e é um dos locais com mais monumentos classificados como Património da UNESCO. Palermo contém vestígios das 15 diferentes culturas que ocuparam o seu território ao longo dos séculos.
A capacitação da formação docente do AEA prosseguirá com a frequência de novos cursos em diferentes destinos, ao longo deste ano letivo. No total, 26 docentes terão acesso a formação Erasmus+, subordinada a diferentes temáticas.